Sinceramente!
Estou tão farta, tão fartinha de bocas, piadas e reacções de choque em relação à amamentação, mais propriamente ao facto de eu amamentar o meu filho com quase 16 meses, que simplesmente... passei a ignorar! faço com que o assunto "morra" no momento... não tenho de dar satisfações a ninguém e não me interessa minimamente explicar o que quer que seja...
Agora, não posso deixar de desabafar que me entristece e deixa-me revoltada, o facto de não ter o apoio, a compreensão e sobretudo o respeito de médicos!!
Após o primeiro ano de vida do bebé, para continuar a beneficiar da redução de horário de trabalho, a lei obriga à apresentação de uma declaração médica mensal.
A primeira vez que solicitei este atestado ao médico de família, este ficou um pouco "perdido", deu-me a sensação que não sabia bem o que era... depois, já o fez "normalmente" ao 13 e 14 meses.
Quando pedi a declaração para os 15 meses, o sr. dr. dirige-se ao meu bebé e diz-lhe em tom de brincadeira "epá, tu vais mamar até casar, não?" - fiquei perplexa, não consegui ter qualquer reacção... fiquei tão rritada comigo própria por não lhe ter demonstrado o meu desagrado! saí de lá com o rabinho entre as pernas, como se estivesse comprometida com alguma coisa!
Hoje, com o médico de família de férias, tive de pedir a dita cuja a outro médico. Primeiro colocou uns quantos entraves "porque isso só com o seu médico, bláblá..." depois de quase implorar, por causa das datas, manda-me sentar e pergunta que filho é que eu estava a amamentar, respondi "o filho da vizinha, este menino é amamentado por uma cabra"! ahahaah! brincadeira - no meu pensamento decorreu quase assim, mas verbalmente respondi como deve ser :)
O pior foi quando pergunta: então, e não acha que está na altura de acabar com isso?
WTF??? com isso?? ai meu Deus, ainda estou em estado de choque!!!
RESPIREI FUNDO E RESPONDI, CURTA E GROSSA: Não, vai durar até nós querermos! mas o dr. está com dúvidas para passar o documento? (nem deixei responder) se quiser eu ponho o bebé a mamar agora, não tenho qualquer problema com isso! (faço questão de levar o bebé porque considero credível o médico ver para poder atestar, se eles não o fazem é problema deles, devem ter vergonha de ver maminhas, só pode!!). Não respondeu e limitou-se a passar o documento.
Não entendo, sinceramente... serão estes médicos mal formados ou mal informados??
Que raio de incentivo à amamentação é este?? Sabem eles mais que a própria OMS??
A questão é que devem pensar que eu quero é a redução de horário...
Estou a amamentar porque quero, porque gosto, e por todos os benefícios que daí advém, inclusivé a redução de horário de trabalho, que é um direito que me assiste!! Qual é o problema?
Se a própria lei o prevê, é porque não é uma situação anormal ou patológica, certo?