Data: 23 de Outubro de 2007
Filho Mãe com 6 dias
O T. nasceu no Hospital Garcia de Orta (Almada) às 14H20, 3245 Kg de peso e 49 cm de comprimento. Como o menino foi teimoso até ao fim, e não virou a cabeça para baixo, teve de nascer de cesariana programada...
Chegámos ao hospital às 8H45, fiz CTG e prepararam-me para dar entrada no bloco operatório...era suposto nascer ainda de manhã! No entanto, como eu estava grávida e gulosa, não respeitei o jejum obrigatório de 6 horas... ou seja, estraguei o esquema todo à equipa! ouvi um ralhete do médico obstetra e fiquei de castigo até às 13H00, com a roupinha do hospital e alimentada a soro...
Ao contrário do que se esperava, aceitei o facto e o momento com muita tranquilidade, optimismo e sentido de humor; já o Caramelo estava mesmo muito nervoso e ansioso! Até tive pena dele :), eu é que tive de o acalmar...
Foi o momento mais lindo da minha vida... para variar, fartei-me de chorar! foi uma emoção enorme quando o retiraram e o colocaram junto a mim para lhe dar um beijinho...tão lindo! tão cheiroso!!
O Caramelo não pode assistir e, ainda por cima, esqueceram-se de lhe ir mostrar o nosso menino... “sofreu” tanto lá fora, à espera!
No meio daquela confusão toda e meio anestesiada, perguntei à enfermeira se o pai já o tinha visto, desculpou o lapso com a mudança de turno, mas depois lá o foram mostrar... o paizinho que é “duro como o aço”, fartou-se de chorar! a minha mãe estava lá e viu :).
Às 17H30 já estávamos no internamento e o pai pode logo desfrutar do filhote! Nunca o vi tão deslumbrado e feliz!
Eu e o T. passamos 4 dias na maternidade, cheios de miminhos da família e dos amigos. Como estava tudo bem com a mãe e o filho, tivemos alta no domingo...
Assim, como já sou conhecida pelo mau feitio, aproveitei e proibi visitas... :) houve quem não gostasse! (temos pena!) Precisávamos mesmo descansar e curtir o nosso bebé a sós! O nosso primeiro dia em casa!
Agora, o meu mundo resume-se a noites “mal dormidas”, mudar fraldas, dar maminha e carinhos ao meu bebé!
Estou muito feliz e orgulhosa com o pai do meu filho que, nestes 6 dias, é ele que lhe dá o banho, arruma a casa, faz as refeições, muda fraldinhas e adormece o filho... eu estou de repouso obrigatório! O pós-parto não é fácil...ser mãe não é fácil...mas estou tãooooo feliz!!
Data: 3 de Novembro de 2007
O bebé paresenta-se...
Olá!Chamo-me T.! Já tenho 18 dias. Sou um bebé muito bem comportado, até mesmo quando as cólicas me atacam! Só choro quando estou mesmo no meu limite: ou com muita fome ou com a fralda mesmo muito suja! (O que é raro acontecer, porque os meus pais são muito cuidadosos!)
Bom, enfim... também choro na hora do banho...aliás, não choro, grito mesmo! Grrrrr, que frio!
Os meus pais estão muito orgulhosos porque já aumentei 500 gr. e cresci 2 cm! Ena!! A dra. diz que eu estou muito desenvolvido (como se já tivesse 1 mês e meio, vejam só!) e “obrigou” a minha mãe a dar-me maminha só de 3 em 3 horas (o que me deixou bastante irritado porque, até à data, o regime era livre! Era só eu querer!).
Os meus pais andaram 15 dias num dilema para me darem uma chucha... não queriam que a usasse! Graças a Deus que a pediatra disse que é bom para mim! É que mais uns dias e eu não tinha mãos, de tanto as levar à boca!
Enfim...estão a aprender!
Quando choro com a birrinha, o meu pai pega-me ao colo e passeia-me pela casa...fala, fala, fala...não percebo nada do que diz! Também não interessa, estar só ao colinho dele já é um mimo e um consolo! Claro que agora para adormecer nada melhor que estar enroscadinho nos braços de alguém. É um bom hábito! Que mal tem?
Já a minha mãe, adora vestir-me, despir-me, encher-me de cremes e cuidados...e depois acaba por me lambuzar de beijinhos! Mas é uma querida porque às vezes não respeita as tais 3 horas de intervalo...
Quanto às semelhanças...enfim...todos têm de dar a sua opinião! Penso que a maioria diz que sou parecido com o meu pai...até a minha mãe!
Verdade, verdade é que agora sou um come e dorme! Mas, quando estou acordado, não deixo escapar nada, fico atento a tudo o que me rodeia...sou muito curioso!
Data: 18 de Novembro de 2007
Já temos 1 mês!
Mais uma vez o tempo corre...parece que foi ontem!
Passou um mês e o nosso principezinho está tão diferente...já pesa 4110 kg, mede 57 cm e tudo, exclusivamente, da maminha!
Passo os meus dias na rotina do veste, despe, muda fralda, dá maminha, põe a arrotar, dá banho, dá colinho, tira as cólicas, põe a dormir, um passeio ou uma visita... enfim, eu e o pai até nos esquecemos de nós próprios, e um do outro! Tudo gira à volta do menino!!! As conversas, os horários, a minha alimentação, a casa...até a juliana tem novas regras!
Como todos os pais, surgem sempre muitas dúvidas e receios em relação aos cuidados e comportamentos do bebé, principalmente quando chora!
Como o menino não trouxe livro de instruções vamos aprendendo diariamente a decifrar todos os seus “ais”... é complicado, há vezes que não sabemos se estamos a ser demasiadamente zelosos ou se estamos a ser negligentes...
Mimo é quando dorme tranquilo, faz boquinhas e barulhinhos, quando nos segue com olhar e vira a cabeça quando nos ouve, quando fica quietinho na espreguiçadeira a ouvir música, o ar satisfeito quando acaba de mamar, quando dorme encostado ao nosso peito depois de arrotar, ...
É incrível que até nós, que estamos todos os dias (eu, 24 sobre 24 horas!!) com ele, assistimos perplexos a este fenómeno que é o crescimento e o desenvolvimento de um ser humano...tão rápido e tão perfeito!
Data: 11 de Dezembro de 2007
O nosso menino Jesus
- Ainda não fez 2 meses e já tem mais de 5 kg! - Já sorri, ri e reage as nossas gracinhas!
- Tem noites que “se esquece” e dorme mais de 3 horas seguidas (tão bom!)
- (Já!!) gosta do banho e só reclama quando é para se vestir!
- Deixa-se dormir sozinho no berço e às escuras!
- Já estabeleceu várias vezes contacto visual com a Juliana (e uns beijinhos também!)... parece que vão ser amigos para a vida!
Adora:
- que conversem com ele (fica mesmo pampo!!);
- andar de carro e dar umas voltas de carrinho à beira-mar;
- a caminha dos pais a partir das 6 da manhã;
- as massagens na barriguinha para aliviar as cólicas;
- os beijinhos no pescoço e no queixinho;
- a fraldinha de pano encostada à cara;
- a música e os bonequinhos voadores do móbil;
- ouvir música repimpado na sua espreguiçadeira (e quando a mãe canta...melhor ainda! Eheheeh!!)
- colinho, claro!! mas não é viciado...até porque já sabe que não pode ser a toda a hora!!
Não gosta:
- que lhe mudem a fralda durante a noite (mas tem de ser filho porquinho!!)
- esperar para comer (é aquela hora? é mesmo àquela hora!! nem mais 1 minuto!!)
- que o deixem sozinho
- ficar deitado de barriga para baixo
- esperar para arrotar
- do soro no nariz e do aspirador da ranhoca
- da chucha na boca quando está irritado!
- Que eu esteja no computador!!! ;)
Este é o nosso bebé...
Ok! Comportamento e desenvolvimento típico, como qualquer outro bebé com o mesmo tempo e saudável... mas este é O NOSSO...para nós, pais babados: ÚNICO e muito especial !!! até dá vontade de chorar..eheheeh!!
Data: 27 de Dezembro de 2007
Ano Novo?
“Ok! Pronto... este ano desejo ter um filho!”... e assim foi...
2007 foi um ano muito, muito especial; o ano de grandes mudanças, com 12 meses cheios de emoção: o primeiro em que fiz(emos) por engravidar, os outros 9 em que estive(mos) grávida(os) e os dois últimos como pais... posso dizer que foi o “ano maternal”!
O ano em que muitos objectivos, planos e prioridades foram alterados... é certo que abdicamos de uns, mas também surgiram outros que ganharam uma dimensão muito mais significativa e importante! Até as coisas menos boas que nos aconteceram tornaram-se completamente indiferentes...nada ultrapassou a nossa felicidade e alegria!
Vida nova...?? Completamente! È que não tem nada a ver...
Há muitas coisas que acabaram, outras que deixamos de fazer... pelo menos temporariamente!! Jantaradas, cinema, saídas á noite, beber uma cerveja ou um moscatel, não ter horários...enfim! são coisas que neste momento também não têm qualquer importância... mil vezes estar em casa a olhar e a dar beijinhos ao meu bebé cheiroso! eu própria estou surpreendida comigo própria!
2008 - “OK! Pronto...este ano desejo que me saia o Euromilhões!” (pode ser que pegue!! não custa nada pedir...eehehe!!)