O início
3H00 - começam as contracções constantes e com dor (ui, que dor!)
4h00 - sem conseguir pregar olho, faço todas as respirações e mais algumas, ando kms dentro de casa, de uma lado para o outro, e penso "vou aguentar até de manhã..."
5h00 - Aviso o caramelo: "estou cheia de contracções, fica aí na mesma, só peço que fiques atento porque eu vou tomar banho e tenho medo de me sentir mal..."; deito-me um pouco mas... nada! as contracções obrigam-me a mexer...
6h00 - Só me apetece ganir!! :) está mesmo a ficar insuportável, são contracções de 5 em 5 minutos e, há já muito tempo... o caramelo já não aguenta ouvir a minha respiração e levanta-se. Decidimos que temos mesmo de ir para o hospital!!
7h00 - Tomamos o pequeno-almoço, preparamos tudo e vamos embora. O biscoito nem deu por nada, ficou com uma amiga que se disponibilizou logo para ficar com ele. Esperou que ele acordasse, tratou dele e levou-o à escola :)
8h00 - Por incrível que pareça as contracções diminuiram no caminho. Dou entrada nas urgências. Sou observada e "ligada" ao CTG. Agora as contracções são mais espaçadas... mas muito dolorosas! dizem que pode ser um falso trabalho de parto. Mandam-me esperar para ser observada pelo médico. Volto a fazer tudo e agora sim, tudo indica que o bebé quer nascer, por isso, é para ficar internada. Sou elogiada por estar calma, bem-disposta e pouco queixosa da dor (que nunca pensei aguentar!!)
entre as 9h00 e as 12h00 (mais coisa menos coisa): Visto aquele fatinho lindo do hospital, faço todas as deligências relacionadas com o momento e aconselham-me a deambular; para tentar aguentar ao meu máximo pois assim evito passar muito tempo dentro do bloco de partos. Concordei.
entre as 12h00 e as 18h00: Chamam-me para o internamento. Numa box só para mim, na companhia do caramelo, aguento as contracções até vir a anastesista... tudo ao som da rádio RFM... até danço! :) Depois da maravilhosa epidural, é tempo de relaxar, passar pelas brasas e dar uma folguinha ao caramelo. Medito, canto, respiro fundo, riu e choro...de dor, de ansiedade boa e de felicidade! O pai caramelo está ao meu lado, protege-me e dá-me apoio! A dilatação aumenta, mas nada... a enfermeira L. diz que é todo um processo, para irmos esperando com calma. Peço mais um reforço da epidural ;) Bendita!!
18h00: mais um toque nas entranhas! agora a enfermeira rebenta as águas para acelerar o processo. Já estamos cansados e desejosos de sair dali!... a dilatação aumenta e começa a vontade de fazer força... uiiii!! começa todo o aparato de preparação para o parto propriamente dito...
18h30 (mais coisa menos coisa): .... "faça força, na contracção, inspire e faça força, não deite o ar fora... boaaa!! é isso mesmo... não deixe o ar sair...agora descanse, respire fundo... tem de fazer força, não é na cara... aguente o ar e faça força..." e blá blá blá, e blá blá blá...; sinto tudo, faço força, mas custa tanto... dá vontade de desistir, dá vontade de gritar, ... estou assustada, estou feliz... sei lá!
18h58: já cá está o nosso menino! é colocado imediatamente sobre o meu peito, cheira bem, é lindo e perfeito. Igualzinho ao irmão :) O pai corta o cordão umbilical. Perguntam se quero que ele fique comigo - CLARO!! Entretando o pai, exausto e emocinado, vai-se embora já merece um cigarrinho para descontrair ;). continuamos ao som da RFM e canto-lhe a famosa "Somewhere over the rainbow"... levam-no para vestir a sua primeira roupinha :) E lá fico eu à conversa com a enfermeira , neste momento dedicada ao "corte e costura"...
20h45 (mais coisa menos coisa): Despachadinha, vou para o recobro. Trazem-me pão e leite, depois trazem o meu bebé para a maminha... levam-no novamente e depois... E DEPOIS COMEÇA O "PESADELO" - MAS FICA PARA O PRÓXIMO POST, OK?